Iniciando no Marketing

 

    O Marketing supre as necessidades lucrativamente. É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles de modo que beneficie a organização e seu publico interessado. Segundo Peter Drucker, o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço da venda, pois ele busca tornar o produto ou o serviço adequado ao cliente e fazer com que se venda sozinho.

    O conceito central de marketing é a troca, ela se da com a satisfação de duas partes. A troca cria valor porque deixa ambas as partes envolvidas em uma situação melhor. Cabe ao profissional de marketing analisar aquilo que a outra parte espera da transação.

    O profissional de marketing é aquele que busca uma resposta de outro, denominado prospect (cliente potencial). São treinadas para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa buscando influenciar o nível, a oportunidade e a composição para atender aos objetivos da organização. É preciso não mais encontrar os clientes certos para seu produto, mas sim, os produtos certos para seus clientes, entender e suprir as necessidades expressas por eles.

 

Fonte: KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas. 1998
Capítulo 1
Recomento a leitura deste livro.

 

DÚVIDAS: planetainvestimento@gmail.com

 

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Segmentação de Mercado

 

    Os consumidores nunca são iguais, o que existe é a prêferencia de um determinado grupo por um determinado produto ou serviço. O que a segmentação de marketing promove é a identificação destes grupos e seleciona aqueles segmentos que têm interesse pois possívelmente traram mais retorno. Para alguns especialistas, o marketing de massa (caminho no qual o vendedor se dedica a produção, distribuição e promoção em massa de um produto para atender todos os compradores) está com os dias contados, pois o grande aumento dos meios de divulgação tornou o processo difícil e custoso.

    Há alguns níveis de segmentação de mercado, que são: Marketing de segmento, Marketing de nicho, Marketing local e Customerização.

    Marketing de segmento: Atualemente muitas empresas têm se interessado pela segmentação de mercado, isso consiste basicamente em selecionar determinado grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências, por exemplo, quando vamos comprar um automóvel escolhemos entre os luxuosos, esportivos ou seguros, essa divisão de categorias que as empresas automobilísticas promoveram se decorreu graças a necessidade ou desejos que nós consumidores temos ao utilizar o carro - sendo pra ir trabalhar, viajar e entre outras utilizades.  Esse interesse pelo marketing de mercado-alvo promove a competição com mais eficácia, pois em vez da empresas dispersar seus esforços em um grande ambiente onde não trará muito retorno, elas concentram sua antenção nos compradores que têm maior chance de atender bem. Os profissionais de marketing não criam os segmentos, sua tarefa é identifica-los e decidir em quais vão se concentrar. Como ja foi dito, nem todas as pessoas querem a mesma coisa, em decorrência disso, Anderson e Narus incentivaram os profissionais de marketing a apresentar ao mercado ofertas flexíveis, que se consiste em duas partes: uma solução básica e as opções, voltando ao exemplo dos carros, a solução básica seria simplesmente a criação do automóvel, enquanto que as opçoes seriam os opcionais. Dessa maneira, abrange um número maior de consumidores a venda se daria para aqueles que querem um carro simple e para aqueles que desejam o carro mais comleto.

    Marketing de nicho: Um nicho é um grupo que procura um mix de benefícios fora do comum, enquanto que os segmentos são grandes e atraem grandes concorrentes, os nichos são pequenos e normalmente atraem um ou duas empresas. Como o público de um nicho é `fora do padrão`, esses consumidores concordam em pagar um preço mais do que o de mercado para aquele serviço ou produto, a receita dele é gerado por meio de especialização e tem grande potencial para crescer.

    Marketing de local: Se baseia em levar um diferente mix de serviços para um determinada região se baseando nos desejos e nas necessidades daquele grupo de clientes. O marketing loco reflete um tendência crescente chama de marketing grassroots, que se consiste em procurar ficar tanto quanto possíveis próximas e pessoalmente relevantes para cada clientes. Grande parte do marketing local grassroots constitui-se de marketing experimental, que promove um produto ou serviço não só informando suas características e benefícios, mas também demonstrar como a marca pode enriquecer a vida do cliente.

    Customerização: Nós humanos queremos sempre ter algo único, esse egoísmo ter transformado os produtos ou serviços das empresas manipuláveis. A customerização combina a customização em massa com o marketing customizado, dando aos consumidores autonomia para deixar um produto ou serviço do seu jeito. A empresa não precisa de informações antecipadas, ela apenas fornece uma plataforma e uma ferramente para os clientes criar o produto ou serviço, atendendo as necessidades individuais de cada um.

 

A segmentação geográfica requer a divisão do mercado em diferentes unidadades geográficas, como nações, estados, cidades, bairros. Um empresa pode atuar em uma ou mais áreas prestando atenção às variações locais. Já na segmentação demográfica, os grupos são dividos em variáveis básicas como idade, tamanho da família, renda e grau de instrução. Na segmentação psicográfica os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalidade e nos valores.

 

Fonte: KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas. 1998
Capítulo 8

Recomendo a leitura deste livro.
 

DÚVIDAS: planetainvestimento@gmail.com

 

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Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente

 

    As empresas de sucesso são as que satisfazem totalmente seus clientes. Algumas empresas consideram que eles são o único centro de lucro, colocando-os na posição de maior destaque, com os quais deve-se ter total intereção de todas as partes da empresa.

    Os consumidores de hoje esperam que as empresas os encante, não bastando mais satisfaze-los. Por isso, eles optam por empresas que atendam à esse critério e avaliam essas empresas para ver qual delas oferece o maior valor. Na analise para a entrega de valor para o cliente, se verifica que é avaliado da empresa, em ordem crescente de importância, o valor da imagem, o valor do pessoal, o valor dos serviços, o valor do produto e finalmente o valor total para o cliente. Já os custos percebidos pelos clientes são, tambem em ordem crescente de importância, o custo psíquico, custo de energia física, o custo de tempo, o custo monetário e emfim o custo total para o cliente. O valor percebido pelo cliente é a diferença entre a avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios sabendo dos custos percebidos (benefícios percebídos - custos percebídos).

   

    A fidelidade é definida como um compromisso profundo de comprar ou recomendar repetidamente certo produto ou serviço de futuro, apesar de influências situacionais e esforços de marketing potencialmente capazes de causar mudanças comportamentais. O segredo para gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente, deve-se desenvolver uma proposta de valor competitivamente superior.